Arte: Histórico

(c)Paulo Ferreira Alves
Titulo: Auschwitz
Localização: Campo de Concentração de Auschwitz I, Oswiecim - Polónia
Descrição: Visto do outro lado do arame farpado, a imagem de um grande número de trabalhadores que passavam, leva-nos ao passado recente num arrepio assustador

Câmara: Canon EOS 7D
Abertura: f/6.3
Velocidade: 1/400 seg.
ISO: 200
Distância focal: 200mm

Observações: 1º Prémio "III Jornadas Técnicas - Concurso Fotografia" - Tema "Livre" (Out.2011)

#Auschwitz #Holocausto #Holocaust #Fotografia #Photography
(c)Paulo Ferreira Alves
Titulo: A Grande Muralha da China
Localização: A Norte de Pequim | China
Descrição: A Muralha da China (ou a Grande Muralha) foi construída durante várias dinastias (220AC até ao Séc.XV), juntando na verdade várias muralhas e tendo por objetivos proteger o império chinês dos ataques estrangeiros, dar trabalho a prisioneiros e soldados e também, alimentar o ego do primeiro imperador de uma China unificada, Qin Shi Huang Di. Quando as diferentes muralhas foram unidas, a grande muralha tinha 3000 quilómetros. Depois, continuou a ser ampliada até aos 7000 quilómetros, sendo que em 2012 foi afirmado que a extensão total, incluindo troços que já não existem, seria de 21196 quilómetros. A altura e largura média da muralha é de 7 metros. Apesar do esforço de reconstrução (em alguns troços, de qualidade fortemente questionável), dois terços da muralha estão em ruínas. Os materiais e técnicas de construção foram distintos de região para região. No troço retratado foram utilizados blocos de pedra calcária. As torres de vigia quadradas, estimadas em 40000 e com cerca de 10 metros de altura, serviam também para alojar soldados, animais, armas e provisões. Os militares usavam um sistema de comunicações baseado em bandeiras, fumo e disparos de pólvora, com uma codificação que informava o número de soldados inimigos que se aproximasse.
A Grande Muralha da China está qualificada como Património Mundial pela UNESCO.

Câmara: Canon EOS 7D
Abertura: f/22
Velocidade: 1/125 seg.
ISO: 400
Distância focal: 45mm

#GrandeMuralhadaChina #GrandeMuralha #GreatWallChina #GreatWallofChina #GreatWall #QinShiHuangDi #UNESCO

(c)Paulo Ferreira Alves
Titulo: Exército de terracota
Localização: Xi'an, Distrito de Lintong, província de Shaanxi | China
Descrição: O Exército de terracota, também chamado de Guerreiros de Xian ou Exército do imperador Qin, são esculturas de terracota que retratam os exércitos de Qin Shi Huang Di, o primeiro imperador da China unificada. As esculturas foram enterradas com o imperador (210AC), acreditando-se que iriam protege-lo na vida após a morte e foram descobertas em 1974 por agricultores que abriam um poço. Estão retratados soldados (mais de 8000) com várias funções e também cavalos (520 de carruagem e 150 de cavalaria) e carruagens (130), distribuídos por três zonas de escavação. Também foram encontradas esculturas que representam funcionários, acrobatas e músicos. Pensa-se que a cabeça das estátuas foram esculpidas com base nas feições reais dos retratados e que o mausoléu foi construído com a mão-de-obra de 700.000 trabalhadores e artesãos e que terá durado 38 anos.
Nota: A terracota resulta da argila cozida no forno, sem vitrificação, o que lhe dá uma colocação laranja, acastanhada.

Câmara: Canon EOS 7D
Abertura: f/11
Velocidade: 1/8 seg.
ISO: 800
Distância focal: 35mm

#Exércitodeterracota #GuerreirosdeXian #ExércitodoimperadorQin #Xi'an #QinShiHuangDi #UNESCO #TerracottaArmy

(c)Paulo Ferreira Alves
Titulo: Saratoga Battlefield
Localização: Greenwich, Estado de New York, Condado de Washington | Estados Unidos da América Descrição: No Saratoga National Historical Park encontramos armamento e informação de enquadramento sobre a batalha de Saratoga. Foram duas as batalhas de Saratoga, a 19 de setembro e 7 de outubro de 1777, no decorrer da Guerra Revolucionária Americana que opunha a Grã-Bretanha aos Estados Unidos. A derrota do exercito britânico comandado pelo General John Burgoyne marcou o momento de viragem do conflito, a favor dos Estados Unidos. A batalha começou bem para os britânicos mas, problemas logísticos inverteram o resultado para o exército Continental sob o comando do General Horatio Gates. Nas duas batalhas os americanos estiveram sempre em superioridade numérica, dispondo na segunda batalha de quase o dobro dos homens com que contavam o exercito britânico. E no entanto os americanos tiveram um número de baixas muitíssimo inferior aos britânicos.

Câmara: Canon EOS 7D
Abertura: f/4
Velocidade: 1/200 seg.
ISO: 100
Distância focal: 24mm

#SaratogaBattlefield #SaratogaNationalHistoricalPark #UShistory

(c)Paulo Ferreira Alves
Titulo: Cisterna portuguesa
Localização: El Jadida (cidade portuguesa de Mazagão) | Marrocos Descrição: A cidade de El Jadida em Marrocos foi, entre o início do Séc.XV e meados do Séc.XVIII, uma possessão portuguesa com o nome de Mazagão. A cisterna, a par da antiga fortificação de muralhas e baluartes e a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, são ainda vestígios dessa época. A cidadela de Mazagão (El Jadida) está classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.

Câmara: Canon EOS 7D
Abertura: f/3.2
Velocidade: 1/30 seg.
ISO: 1250
Distância focal: 33mm

#CisternaPortuguesa #Mazagão #ElJadida #UNESCO

(c)Paulo Ferreira Alves
Titulo: Templo de Diana
Localização: Évora | Portugal Descrição: O Templo romano de Évora, vulgarmente conhecido por Templo de Diana, é do Séc.I DC e supõe-se que a associação ao nome da deusa romana da caça, teve origem numa lenda criada no Séc.XVII. O monumento está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO.

Câmara: Canon EOS 7D
Abertura: f/6.3
Velocidade: 1/60 seg.
ISO: 800
Distância focal: 21mm

#TemplodeDiana #Évora #TemploRomanodeÉvora #UNESCO