Arte: Retrato

(c)Paulo Ferreira Alves
Titulo: Senhoras de um país perdido
Localização: País Dogon | Mali
Descrição: O povo Dogon vive no chamado País Dogon, na falésia do Bandiagara, Mali, a Leste do Rio Níger. É um povo de crenças animistas, o que significa que dão grande valor a todo o ambiente que os rodeia, carregando de simbolismo algo tão simples quanto uma pedra ou uma árvore.

As suas aldeias são construídas nas paredes escarpadas da falésia e o isolamento deu-lhes uma pureza e um estilo de vida muito pouco influenciado por outras culturas, nomeadamente a ocidental. Vivem num ritmo próprio e segundo normas culturais que são só deles.

Conviver de perto com um povo que se mantém num registo que poderíamos intitular de "primitivo", é uma experiência única e inesquecível. Surpreendentemente os Dogon têm um conhecimento impressionante de astronomia, dando especial relevância à estrela Sirius B, que acreditam estar na origem do Mundo.

Os rosto puro desta menina e a empatia que de imediato se cria com a anciã, com as quais nem conseguimos comunicar de outra forma que não seja com sorrisos, marcam-nos irremediavelmente. São senhoras de um país perdido no mapa, que trazemos connosco em muito mais do que num registo fotográfico.

Câmara: Canon PowerShot S50
Abertura: f/3.2
Velocidade: 1/60 seg.
ISO: 50
Distância focal: 9mm

#Mali #PaisDogon #Dogons #Expedição

(c)Paulo Ferreira Alves
Titulo: Mulher de negro
Localização: Poço de El Beyyed | Mauritânia
Descrição: As mulheres mauritanas levam uma vida difícil. Sobretudo aquelas que vivem no deserto profundo.
E num país de parcos recursos, têm a dificuldade acrescida de serem "avaliadas" pelos homens, pelo seu peso e volume. Ou seja, quanto mais gordinhas, melhor.
Mas nem todos os aspetos culturais criam dificuldade. Por exemplo, uma mulher divorciada, desejavelmente várias vezes, é vista com bons olhos, na medida em que já outros homens a desejaram.
Keera mantém a higiene oral, usando um pedaço de pau de acácia arábica para limpar os dentes. Esta processo antigo, serve também para combater doenças das gengivas e dores de dentes.

Câmara: Yashica FX3 Super 2000
Dados técnicos: N/D (fotografado com filme de 35 mm - EXIF não disponível)

#Mauritânia #Expedição #Deserto

(c)Paulo Ferreira Alves
Titulo: Formusura
Localização: Zouerate | Mauritânia
Descrição: Na Mauritânia, as mulheres gordas são mais valorizadas pelos homens, pelo que é comum a prática do leblouh (alimentação forçada), desde cedo e até que cheguem à idade de casar. Algumas famílias mais tradicionais chegam a enviar as filhas em idade muito jovem, durante os períodos de férias escolares e no inverno, para lugares onde são forçadas a ingerir alimentos gordos como é o caso do leite de camelo, para ganharem peso. Em idade adulta, as doenças relacionadas com a obesidade acabam por ser um facto incontornável.

Câmara: Yashica FX3 Super 2000
Dados técnicos: N/D (fotografado com filme de 35 mm - EXIF não disponível)

#Mauritânia #Leblouh #Expedição #Deserto

(c)Paulo Ferreira Alves
Titulo: Remadora descalça em lista de espera
Localização: Tam Coc | Vietname
Descrição: Perto da cidade de Ninh Binh, no porto fluvial de Van Lam, encontramos pequenos barcos que levam visitantes num percurso pelo rio e pelas grutas de Tam Coc, nome que significa "três cavernas". Este local, também conhecido por "Halong Bay terrestre", foi usado durante a Guerra do Vietname pelos vietcongues, para esconder militares feridos, colocando-os em barcos e usando as grutas como hospital flutuante. Cada família da região tem direito a utilizar um barco, num dia especifico na semana em que pode prestar esse serviço. As maioria dos barcos são conduzidos por mulheres, ficando os homens a trabalhar nos campos agrícolas. Uma particularidade interessante é o facto destas mulheres terem desenvolvido a capacidade de remar com os pés, mantendo a mesma cadencia e velocidade com que remariam com as mãos.

Câmara: Canon EOS 350D
Abertura: f/5.6
Velocidade: 1/1000 seg.
ISO: 1600
Distância focal: 180mm

#Vietname #Remadoras #TamCoc #NinhBinh #HalongBayTerrestre

(c)Paulo Ferreira Alves
Titulo: Quem, nós?
Localização: Lijiang | China
Descrição: O motivo a fotografar era outro, mas as duas meninas, prolongando o entusiasmo de um teatrinho escolar para o qual ainda estavam maquilhadas, interagiram com o fotografo, controlando integralmente a ação e proporcionando um momento completamente gratificante para um fotografo de viagem.

Câmara: Canon EOS 7D
Abertura: f/20
Velocidade: 1/20 seg.
ISO: 400
Distância focal: 67mm

#China #Meninas

(c)Paulo Ferreira Alves
Titulo: Sindoor de mulher casada
Localização: Varanasi | Índia
Descrição: Algumas mulheres indianas apresentam-se com uma linha de pó vermelho, feita de açafrão e mercúrio, aplicada na divisão do cabelo. Só as mulheres casadas usam o "Sindoor", que é colocado pela primeira vez pelo marido, durante a cerimônia de casamento e que significa "desejo de longevidade", da mulher para o marido. Acreditam que as propriedades do mercúrio ajudam a controlar a pressão alta e a ativar a função sexual.

Câmara: Canon EOS 6D
Abertura: f/5.6
Velocidade: 1/400 seg.
ISO: 800
Distância focal: 400mm

#India #Sindoor #MulherCasada #MulheresCasadas #Varanasi